Alopécia ou alopecia?


Três vezes ao dia ou três vezes por dia?

circunferência da cintura ou Perímetro da cintura?
Você queria ir no zoom de imagens, mas este capítulo não tem imagens.

Índice
Miscelânea
Português
Isto ou Aquilo?

Três vezes ao dia ou três vezes por dia?    


"
Melhor opção: três vezes por dia. São usuais prescrições médicas com expressões dos teores:



           “uma injeção IM 3 vezes ao dia”,

            “2 colheres ao dia”,

            “10 gotas duas vezes ao dia”.


O Prof. Aires da Matta Machado Filho (Coleção escrever certo, 1966, v. 3, 72) dá um estudo cuidadoso sobre o assunto em que transparece a impropriedade da expressão ao dia em lugar da locução vernácula por dia. Acrescenta que esta última é a encontrada em obras de eminentes autores médicos como Miguel Couto, Pedro Pinto e Vieira Romero, e de proeminentes veterinários. Relata que gramáticos e dicionaristas, cujas obras pesquisara, guardam silêncio quanto ao emprego da preposição a no sentido distributivo e menciona advertência de Epifânio Dias (Sintaxe História Portuguesa, 2a ed., p. 156): “Por” emprega-se designando a unidade em combinações como: dar lição duas vezes por semana; caminhar tantas léguas por dia; pagar tanto por cabeça”.

Compara ao dia com a expressão viciosa “morar à rua” em vez de morar na rua tal. Refere que não se diz “uma injeção à semana” e que ao dia está pela analogia com às refeições, ao deitar, ao levantar e semelhantes. Sugere, assim, que essa expressão é de uso exclusivamente profissional, não pertence à índole de nossa língua.

De fato, é mais comum dizermos prestações por mês, rotações por minuto, quilômetros por hora, exercícios três vezes por semana,  viajar duas vezes por ano.

Também usuais, mas contestáveis, prescrições de receitas com uso de VO 3xd, IM 6/6h. Nem sempre estão claras para o doente.

Escrever por cada dia, incorre-se em cacofonia (porcada).

Simônides Bacelar





Alopécia ou alopecia?




Três vezes ao dia ou três vezes por dia?

circunferência da cintura ou Perímetro da cintura?


10595
dias on-line







Idealização, Programação e Manutenção:

Prof. Doutor Malthus Fonseca Galvão

http://lattes.cnpq.br/3546952790908357
Este site é monitorado, está em constante complementação e pode conter erros.

Para utilização acadêmica e científica do conteúdo deste site, siga os termos da licença:
CC BY-NC-SA 4.0


fale conoscoFale Conosco
0 - 0 -