Catarata


Nomina anatomica

Facultativo
Você queria ir no zoom de imagens, mas este capítulo não tem imagens.

Índice
Miscelânea
Português

Nomina anatomica    


"
NOMINA ANATOMICA (TERMINOLOGIA ANATÔMICA). Vocabulário em latim da nomenclatura da anatomia humana, elaborado pela Comissão Internacional de Nomenclatura Anatômica, periodicamente atualizado desde sua primeira edição em 1936. Haver vários nomes para designar uma estrutura anatômica sempre foi comum, mas esse fato pode causar equívocos em comunicações científicas, especialmente entre os leitores de diferentes países.



Para deixar de parte confusões, em 1895, uma comissão de notáveis da Europa e do Estados Unidos da América reuniu-se em Basiléia, na Suíça, e formou-se a Basle Nomina Anatomica com nomenclatura em latim por não haver, àquela época, uma linguagem mais internacional.



Em novo congresso, em Paris, 1955, fez-se nova revisão e acréscimo de termos. Aprovou-se uma nomenclatura, que foi denominada Nomina Anatomica. Há médicos que desconhecem esse livro. No Brasil, em 1957, foi criada a Comissão de Nomenclatura da Sociedade Brasileira de Anatomia para o encargo de versão e adaptação dessa nomenclatura para o português.  



A ausência de epônimos nessa obra pode causar obstáculos à aceitação geral, tendo em vista  justas homenagens que trazem essas nominações.   Todavia, por constituir uma elaboração da entidade máxima da especialidade no País, é relevante que seja conhecida por todos, dada a necessidade de haver uma nomenclatura anatômica padronizada.



Atualmente a edição de 2001, com o título de Terminologia Anatômica, constitui importante fonte de referência. Há também a Nomina Histológica e a Nomina Embriológica e a Nomina Veterinária. Esta última é importante para uso dos que se dedicam às experimentações em animais.



Simônides Bacelar





Catarata




Nomina anatomica

Facultativo


10594
dias on-line







Idealização, Programação e Manutenção:

Prof. Doutor Malthus Fonseca Galvão

http://lattes.cnpq.br/3546952790908357
Este site é monitorado, está em constante complementação e pode conter erros.

Para utilização acadêmica e científica do conteúdo deste site, siga os termos da licença:
CC BY-NC-SA 4.0


fale conoscoFale Conosco
0 - 0 -