Matrícula ou Email: Senha: Esqueci a senha 




Índice
Legislação
Declarações de Direitos
Declaração de Rancho Mirage - Substituição terapêutica  

 
 
   SOBRE SUBSTITUIÇÃO TERAPÊUTICA
(Adotada pela 42ª Assembléia Geral da Associação Médica Mundial, em Rancho Mirage, Estados Unidos, outubro de 1990)


           CONSIDERANDO QUE: Substituição terapêutica é uma forma de substituição de medicamento. Substituição terapêutica acontece quando um farmacêutico substitui uma medicação quimicamente diferente da droga que o médico prescreveu de fato. A medicação substituída pelo farmacêutico pertence à mesma classe de fármacos ou a mesma classe terapêutica. No entanto, desde que as duas drogas tenham estruturas de substâncias químicas diferentes, potencialmente podem acontecer resultados adversos para o paciente. 

           CONSIDERANDO QUE: Substituição genética é completamente diferente de substituição terapêutica. Em substituição genérica, uma droga genérica é substituída por uma droga de mesmo nome de marca. Entretanto, ambas as drogas têm o mesmo ingrediente da substância química ativa, mesma dosagem e mesma forma de posologia. CONSIDERANDO QUE: A prescrição de uma droga representa a culminação de um processo deliberativo cuidadoso entre o médico e paciente dirigido à prevenção, melhora ou cura de uma doença ou perturbação. Este processo deliberativo requer que o médico avalie uma variedade de dados científicos e psicológicos, inclusive custos e faz a escolha individualizada de terapia para cada paciente.
 
           CONSIDERANDO QUE: Médicos têm a responsabilidade de diagnosticar a condição do paciente e o desenvolvimento de um plano de tratamento, inclusive o prescrevendo drogas e medicamentos apropriadas.

           DECIDIU recomendar a Associação Médica Mundial:
  • 1. A individualização de uma terapia para pacientes é baseada em um banco de dados clínicos completo compilado de uma história clínica inclusive, achados físicos atuais, dados de laboratório pertinentes e fatores psicossocial.
  • 2. manter a autoridade de prescrição do médico de forma que o paciente receba cuidado organizado e efetivo.
  • 3. exigir para o farmacêutico forneça a substância química exata, a dose e a forma de dosagem prescrita pelo médico.
 
           DECIDIU recomendar mais adiante que a Associação Médica Mundial se opõe:
  • 1. Ao conceito de substituição terapêutica porque resulta em prescrição baseada em informação incompleta e assim pode ser prejudicial ao bem-estar do paciente.
  • 2. A qualquer lei governamental regulamento que permita a substituição terapêutica.



Webmaster
Malthus

Este site está sendo monitorado, como parte dos Trabalhos do Professor
Malthus Fonseca Galvão
Todas as ações implementadas neste site ficam gravadas em um banco de dados
com finalidade de pesquisas e melhorias do sistema.

©Os direitos autorais deste Sítio são protegidos pela Lei 9610 de 19/02/1998. Todos os programas de computador, métodos e bancos de dados utilizados neste Sítio foram desenvolvidos pelo Prof. Malthus Galvão. O conteúdo é propriedade dos respectivos autores. Toda violação destes direitos de propriedade estará sujeita às penalidades prescritas em lei.
Este sítio está em constante remodelação e pode conter erros!!!