Matrícula ou Email: Senha: Esqueci a senha 




Índice
Antropologia Forense
Fraturas Antigas ou Recentes  

 
 
   
 
Em Antropologia Forense, uma fratura deve ser analisada sob o aspecto cronológico.

a)Foi produzida tempos antes da morte?
b)Foi produzida na época da morte e, portanto, pode estar relacionada à morte?
c)Foi produzida após a morte?

Quando as fraturas ocorrem tempos antes da morte, o inexorável processo de remodelação óssea ocorre e este fenômeno será facilmente perceptível como arredondamento das cordas, formação de osso e soldadura entre os fragmentos.

Quando as fraturas ocorrem na época da morte, não teremos remodelação óssea, o que também ocorre nas fraturas post-mortem, é claro. A diferença entre as fraturas peri-mortem e as post-mortem é a possibilidade de demonstrar hemorragias ósseas nas fraturas intra-vitae e a ocorrência de fraturas plásticas, o que não ocorre nas fraturas post-mortem.

Fraturas plásticas são aquelas nas quais os ossos "entortam" sem se quebra, por estarem úmidos. Pense em uma fratura em galho-verde, que ocorre me crianças. Na ossada, por ocasião, por exemplo, da escavação, ou do abatimento da terra, as fraturas não apresentam deformações plásticas.



Webmaster
Malthus

Este site está sendo monitorado, como parte dos Trabalhos do Professor
Malthus Fonseca Galvão
Todas as ações implementadas neste site ficam gravadas em um banco de dados
com finalidade de pesquisas e melhorias do sistema.

©Os direitos autorais deste Sítio são protegidos pela Lei 9610 de 19/02/1998. Todos os programas de computador, métodos e bancos de dados utilizados neste Sítio foram desenvolvidos pelo Prof. Malthus Galvão. O conteúdo é propriedade dos respectivos autores. Toda violação destes direitos de propriedade estará sujeita às penalidades prescritas em lei.
Este sítio está em constante remodelação e pode conter erros!!!