Matrícula ou Email: Senha: Esqueci a senha 




Índice
Lesões corporais
Físicos - Mecânicos
Pérfuro-Contundente
Projetis de Arma de Fogo
Projetis únicos
Caso PAF 14  

 
 
   
 
Antes do exame propriamente dito o corpo foi radiografado, constatando-se a presença de um projetil de arma de fogo na região de projeção anteroposterior pubiana com poucas esquírolas à esquerda do projetil, pneumotórax à esquerda e enfisema em região torácica superior esquerda.
O corpo apresentava lesões produzidas por 3 instrumentos pérfuro-contundentes descritos a seguir, em ordem não necessariamente correspondentes à ordem dos disparos.

1) Entrada em face lateral do terço médio da coxa direita, em orifício alongado, sem tatuagem ou esfumaçamento, trajeto subcutâneo de cerca de 40 mm e saída em face anterolateral do terço médio da coxa direita. O trajeto foi de posterior para anterior, de cima para baixo e da direita para a esquerda. Este projetil não atingiu nenhuma estrutura vital.

2) Entrada em nádega esquerda em orifício circular com escoriação concêntrica ao orifício, sem tatuagem ou esfumaçamento. O trajeto foi de posterior para anterior, ligeiramente de baixo para cima e um pouco da esquerda para a direita. Este projetil teve seu ponto final na região suprapubiana mediana, parcialmente fora do corpo, visualizável à ectoscopia. Este projetil transfixou a bexiga, o que impossibilitou a coleta de urina, e não lesou estruturas vitais como grandes vasos. Este projetil, não encamisado, deformado em seu ápice, foi recolhido e encaminhado ao Laboratório de Balística.

3) Entrada em região ilíaca esquerda, na linha axilar posterior, em orifício alongado com escoriação muito assimétrica, sem tatuagem ou esfumaçamento. Trajeto de trás para frente, de inferior para superior e da esquerda para a direita. Lesou de forma intensa o rim direito, o baço, transfixou o diafragma, lesou o pulmão direito, transfixou o coração, o pulmão esquerdo e saiu em orifício incomum na axila direita, sem, contudo, lesar a camisa nesta região. Este projetil de arma de fogo produziu hemotórax de cerca de 1.500 ml à direita e 800 ml à esquerda.



Webmaster
Malthus

Este site está sendo monitorado, como parte dos Trabalhos do Professor
Malthus Fonseca Galvão
Todas as ações implementadas neste site ficam gravadas em um banco de dados
com finalidade de pesquisas e melhorias do sistema.

©Os direitos autorais deste Sítio são protegidos pela Lei 9610 de 19/02/1998. Todos os programas de computador, métodos e bancos de dados utilizados neste Sítio foram desenvolvidos pelo Prof. Malthus Galvão. O conteúdo é propriedade dos respectivos autores. Toda violação destes direitos de propriedade estará sujeita às penalidades prescritas em lei.
Este sítio está em constante remodelação e pode conter erros!!!