Email: Senha: Esqueci a senha 

Capítulo anterior
Notificação Compulsória
Capítulo atual
Prontuário
Próximo capítulo
Atestado para repouso


abrir box

Índice
Documentos Médico Legais
Laudo - Relatório
Português
Isto ou Aquilo?
Achar ou Encontrar?  

 
 
   Conquanto os dicionários averbem achar e encontrar como sinônimos na acepção de deparar algo propositalmente ou casualmente, pode-se questionar essa sinonimia. O Dicionário Larousse Cultural (1983) registra a equivalência de achar e encontrar procurando ou não. O Houaiss dá achar como encontrar por ter procurado ou por acaso. Dá encontrar como deparar com, dar de cara com.



O étimo latino incontrare, de in, sobre,movimento para dentro, e contra, em oposição a, dá sinonimia com topar, deparar, esbarrar (Houaiss, 2001), chocar-se com, dar de cara com, chocar, entrechocar-se (Aurélio, 2004), atitudes involuntárias. Assim, nota-se alguma diferença quando registram encontrar mais atinente ao que não se estava procurando. A. Sacconi acolhe essa divergência: acha-se algo procurado; encontra-se algo por acaso (Não confunda, 1990, p.13).  Desse modo, em lugar de “O autor não encontrou na literatura os dados procurados”, pode-se usar o verbo achar em lugar de encontrar ou equivalentes, como descobrir, obter, levantar, colher, conseguir, lograr, extrair e outros.



Achar e encontrar são termos sinônimos consagrados pelo uso. Contudo, a busca pelo aperfeiçoamento na escolha de termos com vistas à sua precisão no uso é atitude de cuidado.



Simônides Bacelar

Brasília, DF



Webmaster
Malthus

Site de Apoio ao Processo Ensino Aprendizagem do
LOAFMEL
Laboratório de Odontologia e Antropologia Forenses e Medicina Legal
Faculdade de Medicina
Universidade de Brasília.

Coordenador: Professor Malthus Galvão
Este site é monitorado, está em constante complementação e pode conter erros.

Você pode utilizar o material à vontade, para montar uma aula, um caso para discussões com seus alunos, etc, seguindo os termos da licença. Aqui eu explico melhor

LOAFMEL - UnB by Malthus Fonseca Galvão is licensed under CC BY-NC-SA 4.0

Toda programação, métodos e bancos de dados utilizados em malthus.com.br© foram desenvolvidos pelo

Prof. Malthus Galvão.

Direitos autorais protegidos pela Lei 9610/98.