Matrícula ou Email: Senha: Esqueci a senha 




Índice
Antropologia Forense
Casos de Identificação Humana
Radiográfica
Caso 1
Caso 2.
Seios da Face  

 
 
    .
Caso 1

 
.
Caso 2.

 
André Barbosa e outros

       Este trabalho busca mostrar a importância do Cirurgião-Dentista manter o histórico dos trabalhos de seus pacientes, pois com a evolução e a divulgação do Código de Defesa do Consumidor a população se tornou mais consciente. Mantendo bem armazenado o seu prontuário odontológico o profissional poderá defender-se de possíveis ações cíveis e criminais.

       Na área criminal uma autoridade pode necessitar da ajuda do Cirurgião-Dentista para utilizar as informações contidas em seus prontuários e em suas radiografias, como forma de identificar um corpo que esteja esqueletizado, carbonizado ou decomposto e que dificilmente seria reconhecido por seus parentes. Ver trabalho na íntegra.
Seios da Face

 
        Caso de identificação positiva com margem de segurança praticamente de 100% por intermédio da comparação radiográfica dos seios da face.
        O jovem moço havia desaparecido em um rio próximo à Brasília durante uma enchente súbita.
        Aproximadamente seis meses após, cerca de dez quilômetros rio abaixo da região do desaparecimento, pescadores encontraram alguns restos ósseos que julgaram serem humanos.
        Encaminhados ao Laboratorio de Antropologia Forense do IML/DF, a consulta ao banco de dados revelou a possibilidade de tratar-se do jovem desaparecido há meio ano.
        Consultando o banco dos desaparecidos percebemos que havia uma radiografia de crânio exibindo os seios da face com uma forma bastante peculiar.
        Um dos óssos enviados ao laboratório era o osso frontal, parcialmente destruído, mas preservando a anatomia do seio frontal.
        Trabalharam neste caso Dr. Aluisio Trindade, Dr. Malthus Galvão e Dr. Ricardo Nogueira, coordenados pelo Dr. José Eduardo da Silva Reis.



Webmaster
Malthus

Este site está sendo monitorado, como parte dos Trabalhos do Professor
Malthus Fonseca Galvão
Todas as ações implementadas neste site ficam gravadas em um banco de dados
com finalidade de pesquisas e melhorias do sistema.

©Os direitos autorais deste Sítio são protegidos pela Lei 9610 de 19/02/1998. Todos os programas de computador, métodos e bancos de dados utilizados neste Sítio foram desenvolvidos pelo Prof. Malthus Galvão. O conteúdo é propriedade dos respectivos autores. Toda violação destes direitos de propriedade estará sujeita às penalidades prescritas em lei.
Este sítio está em constante remodelação e pode conter erros!!!