Tortura dentária


Asfixia

Tortura sexual, incluindo estupro

Índice
Tortura
Protocolo de Istambul
Evidências físicas de tortura e maus-tratos
Exame e avaliação após formas específicas de tortura

Asfixia    


"

... + 1
452.        A asfixia quase total por sufocação é um método cada vez mais comum de tortura. Geralmente não deixa marcas e a recuperação é rápida. Este método de tortura foi tão amplamente utilizado na América Latina que seu nome em espanhol, submarino, tornou-se parte do vocabulário dos direitos humanos. A respiração normal pode ser impedida através de métodos como cobrir a cabeça com um saco plástico, fechar a boca e o nariz, pressão ou ligadura ao redor do pescoço ou aspiração forçada de pó, cimento, gasolina, pimenta quente, etc. Isso também é conhecido como "submarino seco". Várias complicações podem se desenvolver, como petéquias na pele, sangramentos nasais, sangramentos nos ouvidos, congestão facial, infecções na boca e problemas respiratórios agudos ou crônicos. A gasolina no saco plástico pode causar queimaduras na pele facial. A imersão forçada da cabeça na água, frequentemente contaminada com urina, fezes, vômito ou outros contaminantes, pode resultar em quase afogamento ou afogamento. A aspiração da água para os pulmões pode levar à pneumonia. Essa forma de tortura é chamada de "submarino molhado".

453.        Outra forma de asfixia, waterboarding, envolve derramar água sobre um pano colocado sobre o nariz e a boca da vítima, causando a sensação de, ou real, afogamento. A vítima está deitada de costas, seja na horizontal ou com os pés mais altos do que a cabeça. Em enforcamento ou em outras asfixias por ligadura, abrasões ou contusões padronizadas podem muitas vezes ser encontradas no pescoço. O osso hioide e a cartilagem laríngea podem ser fraturados por estrangulamento parcial ou por golpes no pescoço.

454.        Qualquer uma dessas formas de asfixia pode causar perda de consciência devido ao fornecimento insuficiente de oxigênio ao cérebro e as consequências desse tipo de perda de consciência podem ser semelhantes àquelas provenientes de uma lesão cerebral traumática contusa, em termos de perda de memória de curto ou longo prazo ou outros déficits cognitivos."

Fonte: Protocolo de Istambul.
Tradução livre de ISTANBUL PROTOCOL PROFESSIONAL TRAINING SERIES No. 8/Rev. 2 - 2022 - ISBN: 978-92-1-154241-7





Tortura dentária




Asfixia

Tortura sexual, incluindo estupro


10593
dias on-line







Idealização, Programação e Manutenção:

Prof. Doutor Malthus Fonseca Galvão

http://lattes.cnpq.br/3546952790908357
Este site é monitorado, está em constante complementação e pode conter erros.

Para utilização acadêmica e científica do conteúdo deste site, siga os termos da licença:
CC BY-NC-SA 4.0


fale conoscoFale Conosco
0 - 0 -